Shop the Official FIFA Online Store

Como comprar um terno?

Pode parecer difícil, e é mesmo. Mas depois de ler este guia, sua vida vai ficar muito mais fácil. Se você não trabalha de terno, não precisa ter mais que dois. Tenha, no mínimo, um terno preto ou cinza escuro. Prefira os clássicos. Nunca saem de moda, são mais fáceis de comprar e combinam com qualquer ocasião que exiga seu uso. Atenção: terno é feito com exatamente o mesmo tecido nas duas peças (paletó e calça). Não adianta comprar um paletó preto e usar com a calça social preta que já tem. Além de todo mundo perceber a diferença, fica na cara que quis improvisar. Quando estiver experimentando, olhe-se no espelho sob tipos de luz diferentes. Se perceber alguma diferença de brilho ou de cor, não compre. Existem diferentes modelos de terno, conheça-os:  

Jaquetão: é o terno que tem abotoamento duplo, e é super formal.



Terno de três botões: fica bem em qualquer pessoa e é o modelo mais tradicional, nunca sai de moda.



Ternos de quarto, dois ou um botão: são os menos clássicos e por isso variam com a moda.

 


Agora que conhece os diferentes modelos, já sabe o que procurar quando entrar na loja. Mas para comprar um bom terno, preste atenção nestes detalhes:
-    
-    - As lapelas (aquelas “abas” que tem no paletó) nunca podem cobrir o primeiro botão e devem estar bem assentadas (ou seja, bem “grudadas”, não podem parecer asas).
-    - O comprimento certo do paletó é o que cobre a curvatura do bumbum. Vamos facilitar: deixe os braços relaxados e curve um pouco as mãos para perto da calça. A altura que seus dedos estiverem é o comprimento ideal, onde o paletó deve terminar.
-    - A gola tem que estar bem próxima do pescoço. Para ter certeza de que não está pequeno demais, feche o primeiro botão do paletó de cima para baixo e mexa os ombros. Se em algum desses movimentos você sentir o pescoço apertado, está justo. Com o corpo relaxado e o primeiro botão abotoado, o tamanho certo estará com a gola bem rente ao pescoço.
-    - Os ombros devem ser impecavelmente lisos, sem ondulações. E o corte tem que terminar no mesmo lugar que seu ombro termina, fazendo um ângulo de 90 graus com a manga.
-   - Terno não é armadura nem camisa de força. Evidentemente que não terá a mesma mobilidade de um short com camiseta, mas não deve impedir nenhum movimento básico. Faça outro teste para verificar o tamanho ideal, esticando os braços para frente. Se tiver a sensação de que vai rasgar a parte de trás, escolha um tamanho maior.
-     - A manga termina exatamente entre a mão e o pulso.
-     - O punho da camisa tem que ter um centímetro para fora da manga. Nem mais, nem menos!
-    - Os ternos têm três diferentes tipos de corte traseiro. O mais comum é aquele com a abertura no meio. Mas preste atenção para não deixar que o corte fique aberto ao colocar as mãos no bolso. O corte com aberturas laterais são os mais clássicos e, na minha opinião, os mais elegantes. Por último, há o paletó fechado, sem corte nenhum. Qualquer uma das três opções está correta, é apenas uma questão de preferência.
-    - A calça de um terno tem, em geral, dois bolsos laterais e dois traseiros (sem abas). Para ter certeza de que o tamanho da calça está certo, sente-se. Se as pregas ficarem esticadas demais ou os bolsos ficarem arreganhados, escolha um tamanho maior (mesmo que tenha que apertar um pouco a cintura – quase todas as lojas fazem esse ajuste).
-    - O vinco da calça deve estar totalmente reto de cima até embaixo. Não pode ter curvas na altura dos joelhos. (Vinco é aquela marca reta causada pelo ferro de passar roupas).
-    - A bainha é essencial! A calça deve cobrir parte do sapato (sem deixar tecido sobrando), de maneira que não apareçam as meias ao andar. Sempre marque a bainha usando um sapato.

    Pronto! Seu terno está perfeitamente ajustado ao seu corpo. Mas o visual ainda não está completo.
      
            Gravata

A altura correta da gravata é a que cobre a fivela do cinto. Jamais prenda a gravata na calça ou deixe que empine sobre a barriga.

Botão aberto ou fechado?

O botão que deve ficar desabotoado é o último de cima para baixo. Mas só um!

Sapato

Terno preto ou cinza: sapato preto. (A não ser que faça parte de um grupo de pagode, não use sapato caramelo! Você só pode sair desta regra se for um expert em moda.)

Terno azul marinho: sapato marrom. Dê preferência aos tons mais escuros.

Terno marrom: não tenha.

Meias

A regra é simples mas vira e mexe vemos combinações erradas. A meia deve ser da cor da calça ou da cor do sapato. Meia branca com calça e sapato preto? Só o Michael Jackson.     

Cinto

Da mesma cor do sapato, sempre!

Curiosidade: um terno completo tem, além da calça e do paletó, o colete. Tornou-se hábito chamar o conjunto calça e paletó de terno, mas o termo correto é costume.