Shop the Official FIFA Online Store

Como dar nó em gravata.


Desde o início dos tempos e até mesmo em tribos indígenas, o pescoço é uma parte do corpo que tradicionalmente se adorna. As mulheres e seus colares, lenços, etc. e os homens com as gravatas, cachecóis e (por que sim?) colares. Enfim, o pescoço sempre mereceu atenção especial e por isso é tão importante saber usar uma gravata. 

Um terno maravilhoso, uma camisa perfeita e uma gravata... Com um nó mal feito, toda desengonçada. Toda sua produção foi pro lixo, e ninguém vai perceber como o seu terno e sua camisa são lindos. O nó mal feito parece ter um imã: as pessoas não conseguem não olhar. 

Para evitar que passe por isso, vamos te ensinar definitivamente como dar nó em gravata. Como em quase tudo é o detalhe que faz a diferença. Existem vários tipos de nó e cada um é apropriado para diferentes tipos de gola. Antes de fazermos as combinações corretas, vamos aprender como dar nós.

Eu mesma testei cada uma das explicações e as que me pareceram mais simples foram através dos vídeos. Mas estão aqui os desenhos também.

Nó simples:
Nó Half-Windsor
Nó Windsor
Esses são os nós mais utilizados atualmente. Existe ainda a gravata-borboleta. Ela deve ser utilizada quando o traje exigido é o black-tie, compondo o smoking (não se usa nenhum outro tipo de gravata com smoking, apenas a gravata-borboleta). Além desta situação, a gravata-borboleta só aceitável se for A SUA marca registrada. Caso contrário, fica caricato, para dizer o mínimo.